Seguro Viagem cobre Coronavírus?

Com a pandemia de Covid-19, iniciado na China e que se espalhou para diversos países ao redor do mundo, além dos diversos cancelamentos e adiamentos de viagens que vem ocorrendo, muitas pessoas com viagens marcadas ficam em dúvida quanto ao que acontecerá se contraírem a enfermidade durante o passeio. Ficou comum a pergunta: Seguro Viagem cobre Coronavírus?

A Importância do seguro viagem

Antes de falar sobre como funciona o seguro viagem em caso de Coronavírus, é preciso ressaltar a importância de adquirir esse produto antes de iniciar o seu passeio.

Já imaginou se ao chegar ao destino você recebe a notícia de que sua bagagem foi extraviada? Ou se acaba precisando de atendimento médico emergencial no exterior? Estes são alguns exemplos de situações que o seguro viagem proporciona cobertura, conforme o que está descrito na apólice. Ou seja, com o seguro viagem, você pode realizar seu roteiro de viagem de forma mais tranquila e resguardada.

Seguro viagem cobre epidemia/pandemia?

É importante entender que a cobertura ou não de uma doença que se alastra depende se ela é considerada epidemia ou pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O posicionamento da entidade é determinante para saber se há a possibilidade de proteção por parte das seguradoras.

Quando a OMS classifica que a doença tem o status de epidemia em determinado país, o seguro viagem não tem obrigação de cobrir o tratamento para o viajante. Se a classificação for de pandemia, ou seja, que a enfermidade está se espalhando pelo mundo com transmissão sustentada entre as pessoas, não deverá haver cobertura em nenhum lugar do planeta.

Isso acontece porque epidemia e pandemia são considerados riscos excluídos do seguro viagem. Na própria apólice constará que certos tipos de situações, nas quais estas duas estão inclusas, a seguradora não se responsabilizará pelo tratamento, reembolso ou indenização para o viajante.  

Seguro viagem cobre Coronavírus? 

Mas e no caso específico do Covid-19? O seguro viagem cobre Coronavírus ou não? 

Com a classificação do Coronavírus, pela OMS, no status de pandemia, ele torna-se um risco excluído do seguro viagem. Dessa forma, as seguradoras não são obrigadas a cobrir o tratamento para o viajante que contrair o Covid-19. 

Porém, no momento da contratação do seguro viagem, o ideal é consultar o corretor especificamente sobre a doença. Isso porque algumas seguradoras podem abrir exceção e garantir a cobertura, inclusive, para o tratamento em caso de manifestação dos sintomas ligados ao Coronavírus.

Devo cancelar minha viagem marcada por causa do Coronavírus?

Antes de tomar qualquer decisão, o ideal é averiguar quais são as orientações do país de destino. Com a situação de transmissão acelerada ocorrendo em alguns países, as mudanças podem ocorrer em questão de dias e até horas. Algumas nações podem restringir a entrada e saída de pessoas do seu território, por exemplo, o que poderia ser uma situação complicadíssima durante sua viagem.  

Além disso, é preciso verificar a situação dos voos, caso você esteja planejando viajar de avião. Com os casos de Coronavírus se espalhando pelo mundo, algumas companhias aéreas estão cancelando voos para locais onde o Covid-19 está em ascensão e com maior concentração de casos.  

Uma recomendação importante é a de não realizar qualquer viagem se você estiver doente ou se apresentar sintomas que podem ser do Coronavírus. Além de se preservar, é importante evitar um possível contágio para outras pessoas também.   

Fique atento às informações provenientes de órgãos oficiais de cada país e, logicamente, nas recomendações do Ministério da Saúde e da OMS.

Comunicados divulgados por seguradoras até o momento

ITA

Caso seja confirmado o coronavírus, o viajante receberá os cuidados médicos de acordo com protocolos internacionais e regras de saúde locais.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

APRIL

A seguradora garante o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica.

Em caso de diagnóstico positivo, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

AFFINITY

A seguradora garante o primeiro atendimento e em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19, será seguido o atendimento de acordo com os protocolos locais de saúde, de acordo com as orientações da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

TRAVEL ACE

Em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19, a seguradora seguirá os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais de saúde, em conformidade com as orientações da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

ASSIST CARD

Garante aos segurados 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

ASSIST MED

Garante o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica.

Em caso de diagnóstico positivo, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

GTA

Garante a cobertura até a confirmação do coronavírus. Após a apresentação dos sintomas, a seguradora orienta o cliente a entrar em contato com a Central Operativa, que  informará sobre as medidas a serem tomadas, bem como o local a se dirigirem para a realização de exames.

Ao ser confirmada a presença do coronavírus, serão seguidos todos os protocolos estabelecidos pela autoridade de saúde de cada país, de acordo com as determinações da OMS.

INTERMAC

Irá oferecer a cobertura de Despesas Médicas e Hospitalares (DMH) para todos os viajantes que apresentarem os sintomas do coronavírus durante o período da viagem.

Ao ser confirmada a presença do vírus, serão seguidos os protocolos da autoridade de saúde competente no país, sempre de acordo com as instruções da OMS.

Obs: em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

—–

Reforçamos que as informações presentes neste artigo são passíveis de mudanças, já que atualizações sobre o assunto têm surgido diariamente.

Quer cotar seu seguro viagem ou obter informações sobre uma viagem programada conosco?

Envie uma mensagem no nosso WhatsApp (51) 99697.2355 ou clique aqui para entrar em contato através do nosso site.