A importância do SLA nos processos de gestão das viagens da sua empresa

Nas empresas, além de todas as tarefas do dia-a-dia, a organização das viagens acaba se somando às demandas, e tudo o que as empresas desejam é que a contratação de um vôo, hospedagem ou transfer seja algo rápido, ágil e eficiente.

Empresas que precisam realizar viagens corporativas com frequência precisam ter controle sobre seus processos internos, que devem ser rigorosamente monitorados e pautados em uma clara e objetiva política de viagens, assim como no âmbito externo, para gerir adequadamente suas relações com empresas prestadoras de serviços. Por isso, muitas optam por contratar agências para agilizar as cotações, trâmites, e também para uma rápida solução de problemas ou contratempos que possam surgir.

Parceiros gestores de viagens corporativas que realmente se comprometem com os seus clientes têm oferecido garantias para o cumprimento dos termos e serviços prometidos. Dessa forma, a empresa poderá focar mais na elaboração das suas próprias políticas internas, tornando todo o processo para viagens corporativas mais produtivo. Uma dessas garantias é o Service Level Agreement (SLA), que funciona como um vínculo de compromisso entre as duas empresas.

Mas como um SLA pode auxiliar nos processos de gestão das viagens da sua empresa?

O que é o SLA?

Primeiramente, precisamos entender o que é e como funciona o SLA, que, em português, pode ser traduzido como Acordo de Nível de Serviço. Esse é um item que pode estar presente nos contratos estabelecidos com qualquer tipo de organização prestadora de serviços, pois estipula metas, prazos e delimita exatamente como se dará todo o relacionamento entre fornecedor e cliente.

Na maioria dos casos, o descumprimento de qualquer um dos tópicos abordados no SLA pode gerar multas para ambas as partes, principalmente nos casos de descumprimento da relação contratual. É importante esclarecer, ainda, que o SLA precisa ser renovado constantemente entre as duas empresas, já que, ao longo do tempo, novas necessidades podem surgir. Isso significa que, mesmo que sua empresa venha a contratar novamente a mesma prestadora de serviços em viagens futuras, o contrato deve ser revisto.

Como o SLA auxilia nos processos?

O primeiro benefício trazido pelo SLA, em termos de processos internos e externos, é o fato de que tanto o contratante quanto o contratado terão total clareza acerca dos seus deveres e direitos, o que proporciona uma segurança jurídica e operacional de todos os serviços. Além disso, o monitoramento poderá ser facilitado, pois ambas as empresas saberão exatamente quais são os pontos a serem observados durante a relação contratual, trazendo mais tranquilidade para as viagens com a sua equipe.

Hoje existem, inclusive, alguns softwares destinados especificamente para o monitoramento do SLA, o que proporciona ainda mais qualidade nos processos. Vale lembrar ainda que, ao estipular metas de atendimento, todos podem descobrir caminhos para a melhoria dos processos, pois a identificação de erros será facilitada.

A agência de viagens corporativas deverá ajustar o seu SLA (Service Level Agreement) mediante as necessidades da sua empresa e, em conjunto, devem discutir quais as melhores opções. Através de um atendimento altamente personalizado, esta irá certamente ao encontro dos seus desejos e expectativas. A verdade é que quando uma agência assume a gestão das viagens de uma empresa, o cliente não precisa de se preocupar mais com imprevistos.

Quando for contratar um parceiro gestor de viagens corporativas, procure sempre por empresas de confiança, que possam garantir o cumprimento do SLA a cada viagem corporativa e, dessa forma, a melhoria de todos os seus serviços, políticas e processos internos.

Buscando um parceiro gestor de viagens corporativas?

Envie uma mensagem no nosso WhatsApp (51) 99697.2355 ou clique aqui para entrar em contato através do nosso site.